segunda-feira, 2 de maio de 2016


                                                      CRUZEIRO DO SUL

A constelação do Cruzeiro do Sul,também conhecida como Crux tem algumas estrelas que se destacam: A mais brilhante é Acrux (também conhecida como Alfa Crucis ou ainda como Estrela de Magalhães), com magnitude aparente de +0,81; Becrux (também conhecida por Beta Crucis ou ainda por Mimosa); Gacrux (Gama Crucis ou ainda Rubídea); Pálida (ou Delta Crucis) e Intrometida (ou Épsilon Crucis).





 A constelação do Cruzeiro do Sul tem um papel importante, pois é bastante útil para indicar o sul. Seguindo uma linha imaginária a ligar a estrela Gacrux (também conhecida como Rubídea) à estrela Acrux (também conhecida como Estrela de Magalhães), estaremos próximos do Pólo Sul Celeste se continuarmos com essa linha, a partir da estrela Acrux, até ter um comprimento de cerca 4,5 vezes a distância entre essas duas estrelas.Dada a localização da constelação do Cruzeiro do Sul, esta é visível apenas no hemisfério sul e em regiões do hemisfério norte próximas do equador. Devido a um fenómeno chamado de precessão dos equinócios.

                   VOCÊ OBSERVOU   -    ONDE ESTÁ O CRUZEIRO DO SUL?
     



ECLIPSE




Eclipse
Eclipse é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste. Os eclipses mais comuns e conhecidos são o do Sol e o do Lua. 

Eclipse Solar
 Neste caso, a Lua move-se para uma posição localizada entre o planeta Terra e o Sol. Logo, a sombra da Lua incide sobre o nosso planeta. Esta sombra possui 170 quilômetros aproximadamente, possibilitando a visualização do fenômeno apenas nos países localizados dentro desta faixa. Nesta faixa, podemos classificar como sendo um eclipse solar total, pois o Sol fica totalmente encoberto pela Lua. Fora desta faixa, as pessoas podem visualizar apenas uma parte do Sol, ocorrendo o chamado eclipse solar parcial.

 Eclipse Lunar 
 Neste caso, a Lua passa através da sombra provocada por nosso planeta Terra. Logo, a sombra do planeta Terra vai avançando pela face iluminada do Lua. Este tipo de eclipse ocorre na fase de Lua cheia.

 Curiosidade: Na antiguidade, em função do baixo conhecimento astronômico, muitos povos acreditavam que o eclipse era um sinal de que alguma coisa ruim ou uma catástrofe natural estava por acontecer.

 Cuidado: Olhar diretamente para o Sol durante um eclipse pode causar queima da retina ou outros problemas oculares sérios. Para visualizar este fenômeno é necessário a utilização de óculos projetados especificamente para este caso. Óculos de sol comum, papel celofane, filme fotográfico ou qualquer outro objeto não devem ser utilizados em dias de eclipse solar.




Resultado de imagem para ECLIPSE


PREPARANDO A PEÇA TEATRAL

OS  SALTIMBANCOS Ouvindo  histórias, assistindo filmes, os alunos descobrem a beleza da interpretação Cantando e divertindo co...